Divinópolis

Riqueza, desenvolvimento, preservação. Divinópolis é uma das principais cidades mineiras e faz parte do grupo de municípios do interior do Brasil que é exemplo de prosperidade e de qualidade de vida. No último levantamento do IBGE, o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – da cidade foi superior ao da média nacional: 11%.

Divinópolis tem 216.099 habitantes, segundo levantamento do IBGE divulgado em agosto de 2009. Em função de sua posição geográfica, de sua infraestrutura de transportes e de seu potencial de atendimento nas áreas da saúde, educação, segurança, indústria e comércio, o município é o polo regional do Centro-oeste mineiro, onde vivem 1.300.000 pessoas.

1

Em decorrência de sua posição de destaque na Região e da crescente demanda interna, encontram-se sediadas no município, diretorias, superintendências, delegacias e gerências regionais de diversos órgãos públicos, bancos e empresas privadas. Essas instituições, além de atenderem a demanda local, prestam serviços a pessoas de outras localidades que têm Divinópolis como centro de referência.

Em resultado apresentado por uma pesquisa desenvolvida pela revista VOCÊ

S.A., em 2004, que comparou os municípios brasileiros – Divinópolis ficou na 49ª posição. O objetivo do estudo era avaliar as melhores cidades do País para trabalhar e fazer carreira.

Interligado às regiões portuárias de Vitória e Rio de Janeiro e aos importantes centros produtores e consumidores das regiões Sul e Sudeste do Brasil, Divinópolis é uma importante rota para o Mercosul. De localização privilegiada, próxima à rodovia Fernão Dias, a cidade conta também com um importante entroncamento ferroviário e aeroporto com balizamento para vôos noturnos. A facilidade de escoamento de produção e de facilidade de acesso faz de Divinópolis um município extremamente atraente para implantação de novos investimentos nas áreas industrial, comercial, educacional, de serviços e de transporte.

Segundo pesquisa realizada pelo SENAI, publicada nos principais jornais do país em 12/01/2006, Divinópolis foi destaque entre as cidades do interior brasileiro que mais criaram empregos nos últimos cinco anos, ao lado de Campinas, São José dos Campos, Franca, Joinville, Blumenau e Caxias do Sul.

Localização

2Situada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, o município fica a 120 km de Belo Horizonte, 520 km de São Paulo, 540 km do Rio de Janeiro, e 822 km de Brasília.

Vias de acesso

MG 050, que liga Divinópolis a Belo Horizonte e ao interior de São Paulo;

BR 494, que liga Divinópolis à BR381(Fernão Dias) e à BR 262 em direção ao Triângulo Mineiro e ao Centro – Oeste do país.

 

Transporte

Urbano – uma frota moderna de ônibus faz o transporte seguro de passageiros. As linhas ligam todos os bairros ao centro da cidade. A bilhetagem eletrônica já foi implantada, tendo como benefícios adicionais a integração dos transportes e a redução de custos aos usuários.

Intermunicipal e interestadual – são ônibus diários com horários variados, para as cidades do Centro-Oeste mineiro e para os principais pólos de Minas Gerais, como Belo Horizonte e Uberlândia. Há também linhas para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Jundiaí, dentre outras.

Ferroviário – importante eixo de transporte e de acesso ao Sul do País, Mercosul e portos de exportação; operado e mantido pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A empresa possui na cidade a grande oficina de manutenção ferroviária do Brasil, a maior da América Latina. Funciona ainda no município, o Complexo Industrial e de Serviços da Estação da Ferradura, com perspectivas de ampliação que colocarão o município como um grande entreposto e centro de logística de transportes para grande parte do sudeste e centro-oeste brasileiro.

Aéreo – o aeroporto local dispõe de uma grande pista de pouso asfaltada. São 1.540 metros com balizamento para vôos noturnos. Hoje, é utilizado por empresas de táxi aéreo, aeronaves particulares esperando-se para breve a reativação de linha aérea comercial, com destino para São Paulo. Uma linha para Confins se mostra extremamente atrativa por significar a possibilidade de interligar Divinópolis a todo o país e a vôos internacionais, através daquele aeroporto que já é muito procurado pelos divinopolitanos por via terrestre com três horas de percurso.

A ampliação e reforço da pista, que permitem pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, já estão concluídos. Breve terá início também a construção de nova estação de passageiros e de modernização de seus equipamentos.

3

 

Economia

Diversificada, a economia local é forte na produção de aço, ferro gusa, fundidos, gases industriais, tecelagem, embalagens plásticas e de papelão, indústrias gráficas, produtos alimentícios, máquinas e equipamentos, material elétrico, química e na indústria de confecções. Além disso, tem destaque também o trabalho de empresa especializada – com alta experiência em projetos de siderúrgicas e fundições. De acordo com números publicados pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (INDI), existiam em Divinópolis, em novembro de 2007, 1.594 estabelecimentos industriais e 10.094 comerciais. Juntos, consumiram, no ano, até aquele mês, 461.034.000 kWh. Está em fase de implantação o Parque Tecnológico do Belo Vale, já com duas indústrias de alta tecnologia, uma que fabricará placas de vídeo, a primeira da América Latina, e outra de computadores. Também está sendo instalada no município uma grande indústria de autopeças, que sem dúvida, poderá ser um atrativo para novas empresas do setor.

Dados do IBGE mostram que o Produto Interno Bruto do município, em 2007, foi de 2,614 bilhões de Reais. 4Divinópolis foi responsável por exportar US$ 318milhões, no ano de 2008, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No município está situada a sede da Regional Centro-Oeste da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). A entidade executa o trabalho de avaliar e fomentar a produção industrial em toda a área de atuação, e abriga também os serviços do Instituto Euvaldo Lodi que coordena a intermediação de estágios aos estudantes das universidades locais e regionais bem como de sua rede de nível técnico..

Divinópolis é também um forte pólo comercial e de serviços. A cidade conta com muitos shoppings especializados na área de confecções de roupas. Centenas de ônibus de todo o País, repleto de compradores, vêm, mensalmente, atrás dos produtos aqui manufaturados. Além desses estabelecimentos tradicionais, funciona na cidade, um grande shopping, de porte similar aos das capitais.

 

Educação

A educação em Divinópolis merece destaque especial.

O ensino fundamental do município foi citado, em entrevista coletiva, pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, em 07/02/2007, na divulgação do censo da educação brasileira de 2006

como um dos melhores do país. “Com qualidade comparável à de países considerados desenvolvidos”, disse o ministro.

Vale ressaltar que além de ótimas escolas de ensino médio e fundamental, o município conta com escolas técnicas importantes como o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Transportes (SEST/SENAT), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), além de diversas outras instituições particulares.

5O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) revelou que os concluintes dos cursos das escolas em Divinópolis obtiveram médias superiores às do Estado e do País em 2005, conforme relatório divulgado pelo Ministério da Educação em 08/02/2006; e, de acordo com um levantamento publicado pelo jornal Folha de São Paulo de 12/03/2006, Divinópolis teve a terceira melhor média do ENEM no Estado de Minas Gerais, e a décima segunda do país em 2005.

Na área do ensino superior, verifica-se acentuada expansão quantitativa e qualitativa.

Atualmente, são oferecidos, na cidade mais de 50 cursos de graduação, além de dezenas de outros de pós-graduação, perfazendo um total aproximado de 10.000 estudantes matriculados.

O curso de engenharia mecatrônica, ministrado pelo CEFET – com destaque em robótica – já é uma realidade desde 2008.

No fim de 2007, entrou em funcionamento um campus da Universidade Federal, UFSJ, seguindo diretrizes modernas da educação de nível superior. Assim, a cidade passou a fazer parte da seleta lista de municípios brasileiros que têm instituições desse porte.

 

Saúde

6Divinópolis possui um dos mais importantes centros médicos do Estado. São quatro hospitais gerais, um hospital psiquiátrico, um hospital especializado no tratamento do câncer, um prontosocorro regional e, inúmeras clínicas especializadas. Além disso, a cidade tem uma Escola Federal de Medicina. No município, os hospitais de maior destaque são: o São João de Deus e Hospital do Câncer.

São João de Deus: hospital de grande porte e com profissionais de especialidades variadas. Dispões de CTI infantil, tratamentos para hemodiálise, transplantes renais e de córneas, cirurgias cardíacas, e equipamentos avançados de avaliação médica. Encontrase atualmente em expansão com previsão final de 650 leitos.

Hospital do Câncer: considerado o primeiro centro de alta complexidade em oncologia do Brasil com atendimento regional. O Centro possui uma casa de apoio com alojamento para prestar assistência a pacientes de outras cidades. Está para ser construído em breve junto ao hospital, um centro de pesquisas do câncer, o primeiro de Minas Gerais.

Está previsto, para ainda em 2010, o inicio das obras de construção do hospital universitário, com 220 leitos, em terreno ao lado da escola federal de medicina.

Agências bancárias

São vinte agências convencionais, três cooperativas de crédito, e unidades do Banco do Povo, estes especializados em crédito e fomento aos micros e pequenos empreendedores. Divinópolis também possui postos avançados do BNDES e BDMG. Ambos funcionam em parceria com a FIEMG regional na cidade.

Energia Elétrica

A cidade é atendida pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), com grande capacidade instalada e enorme disponibilidade, planejada para ampliar, principalmente, o já diversificado parque industrial. Em Divinópolis, a CEMIG tem uma importante administração regional, com supervisão da operação, projetos e manutenção, cujo suporte em subestações, linhas de transmissão e de distribuição permite a instalação, na área, de indústrias de qualquer porte.

Telefonia

VIVO, TIM, OI, CLARO e NEXTEL oferecem seus serviços com tecnologias modernas e eficientes. Na área de telefonia fixa, segundo o Atlas Brasileiro de Telecomunicações de 2006, Divinópolis é o vigésimo primeiro no ranking dos municípios brasileiros em tele densidade, ficando, no Estado de Minas Gerais, apenas atrás de Belo Horizonte e Uberlândia.

Água7

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) é a concessionária, com ótimo desempenho, seja pelo controle de qualidade da água distribuída, como também pelo acompanhamento, de perto, através de novos investimentos, do crescimento da cidade, habilitando o município a receber novos empreendimentos. Espera-se para breve o início dos serviços de tratamento do esgoto com previsão de conclusão em cinco anos.

 

Imprensa

Canais de televisão com geração local: TV Alterosa Divinópolis, afiliada SBT; Rede Integração, afiliada Rede Globo; TV Candidés, afiliada Rede Brasil. Como nas principais cidades do país, também se pode optar por recepção de TV a cabo.

Destacamos também que os dois cursos superiores de Comunicação Social da cidade são responsáveis, respectivamente, pela TV PITÁGORAS e pela TV Universitária da FUNEDI/UEMG, com excelentes trabalhos de natureza educativa e comunitária.

Emissoras de rádio:

  • Candidés FM
  • 94 Fm
  • Nova Fm
  • Sucesso FM
  • Minas FM
  • Divinópolis AM
  • Minas AM

Jornais:

  • Agora
  • Gazeta do Oeste
  • Guia de Negócios do Centro Oeste
  • Magazine
  • Zum Zum
  • Pinga fogo
  • Jornal do Poste

Segurança e Justiça

8A cidade é sede da Sétima Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e conta com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional de Polícia Civil, um Batalhão do Corpo de Bombeiros, e de Companhias da Polícia do Meio Ambiente e da Polícia Rodoviária Estadual, além de uma Delegacia Regional da Polícia Federal.

Na área judiciária, a Justiça Federal conta com duas varas no município, além de duas varas do Juizado Especial. A Advocacia Geral da União já se encontra funcionando com oito procuradores, bem como o Ministério Público Federal. A Justiça Estadual conta em Divinópolis com quinze varas, e quinze promotores no seu Ministério Público, a Advocacia Geral do Estado com doze procuradores, e a Defensoria Pública do Estado, está com doze defensores. Também funcionam no município duas varas da Justiça do Trabalho e uma Promotoria da Justiça do Trabalho.

Meio Ambiente

Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a cidade é sede regional dos seguintes órgãos ambientais:9

  • Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM – Regional Alto São Francisco;
  • Superintendência Regional do Meio Ambiente – SUPRAM – Alto São Francisco;
  • Instituto Mineiro das Águas – IGAM – Núcleo Operacional Centro – Oeste;
  • Instituto Estadual de Florestas – IEF – Regional Centro – Oeste;
  • Unidade Regional Colegiada do Alto São Francisco (URC).

Concessionárias de veículos

  • Ford
  • Chevrolet
  • Volkswagen
  • Fiat
  • Peugeot
  • Honda
  • Mercedes Benz (caminhões)
  • Citroen
  • Hyundai
  • Mitsubishi, em breve.

Lazer

10A cidade dispõe de cinco confortáveis salas de cinema localizadas no Terra Parque Shopping.

Restaurantes especializados em cozinha regional e barzinhos típicos animam sua vida noturna, onde se pode conversar e ouvir uma boa música. Diversos clubes de lazer e academias com excelente infraestrutura permitem a prática de esportes, ginástica e confraternização. Destaca-se ainda a represa de Cajuru onde se praticam esportes náuticos e os parques florestais do Gafanhoto e da Ilha. No esporte profissional, o Guarani representa o município no campeonato mineiro da primeira divisão.

Eventos

  • FIMAPEV – Feira Internacional de Máquinas, Matérias Primas e Produtos do
  • Vestuário (início de abril);
  • FENACER – Festa Nacional da Cerveja (abril/maio);
  • DIVINA-EXPÔ – Feira Agropecuária (maio/junho);
  • AGROESTE – Feira Agropecuária (agosto); DIVINA FOLIA – Carnaval Fora de Época (setembro).
  • FESTA FANTASIA – (novembro).

Cultura

A cultura divinopolitana é destaque em todo o cenário nacional. Nomes de notoriedade nas artes revelam o valor 11cultural do município: GTO, Adélia Prado, o Coral dos Pequenos Rouxinóis, Túlio Mourão, Gê Lara, Lou Petrus, Petrônio Bax, José Dias Lara, Otávio Paiva, Oswaldo André e Lázaro Barreto, entre outros, levam as artes plásticas, a música, a poesia e a cultura em geral para além de nossas fronteiras.

No cenário urbano próximo à Catedral do Divino Espírito Santo está localizado o antigo Casarão, hoje Museu Histórico de Divinópolis, que marca e resguarda a história local.

Na Praça do Santuário de Santo Antônio, o Centro de Artes apresenta nomes novos e consagrados.

As artes cênicas têm espaço no Teatro Municipal Usina do Gravatá, ao lado da Escola Municipal de Música (ambos oriundos da restauração das antigas instalações da Usina de álcool de mandioca Gravatá).

No bairro Esplanada, pode-se ver também a locomotiva a vapor fabricada nas oficinas da antiga Rede Mineira de Viação, na Praça dos Ferroviários. No centro, os afrescos de Frei Humberto Randag, no Santuário de Santo Antônio, e as pinturas da Catedral do Divino Espírito Santo, além do museu da fotografia, este de propriedade particular.

Hidrografia

Uma situação notável de Divinópolis é o privilégio de ter dois rios atravessando o seu território, ambos da bacia do Rio São Francisco: Rio Pará, que banha o lado leste do município, e o Rio Itapecerica, que corta a cidade transversalmente nos seus vinte e nove km de extensão, antes de desaguar no Rio Pará.

Clima

A temperatura média no inverno é de dezesseis graus e no verão de vinte e cinco graus. A direção predominante dos ventos é a sudeste da cidade na maior parte do ano.

Eleitores

Segundo dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Divinópolis apresentava em fevereiro de 2010, um total de 151.180 eleitores.

Índice de Desenvolvimento Humano

Com índice de 0,831 o desenvolvimento humano do município é o quinto do Estado.

 

ROTARY CLUB DIVINÓPOLIS LESTE

Atualizado em abril de 2010.